segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Reunião de Serviço da Igreja 11



(O Caráter do Obreiro do Senhor, Watchman Nee, trechos capítulo 6)
CONTIDO NO FALAR (parte 3)
TERCEIRO
Um obreiro do Senhor deve falar palavras precisas; não deve ser negligente com a língua. Deve apenas ser mensageiro da palavra de Deus. Se for disciplinado na língua, será poupado de embaraços. O coração dói quando pensamos na falta de moderação entre os obreiros de Deus nas coisas que dizem...
Palavras precisas têm muito a ver com a leitura pessoal da Palavra de Deus. A Bíblia é o livro mais preciso do mundo; é a única palavra precisa do mundo. Se não tivermos o hábito de falar com precisão, não poderemos lê-la e muito menos pregá-la. Alguns não a podem ler na condição que se encontram. É preciso ter certo caráter para ser pregador do evangelho e é preciso ter certo caráter para ler a bíblia. Um desleixado não pode ler a Bíblia porque a Palavra de Deus é precisa. Um desleixado não compreenderá nada na palavra de Deus; na verdade, entenderá de maneira equivocada.
Daremos um exemplo para mostrar o significado de ser preciso. De acordo com Mateus 22, os saduceus não criam na ressurreição. Ler Mt. 22:24-28. A ressurreição era inconcebível para eles. Para eles, seria melhor se não houvesse ressurreição, pois só complicaria as coisas. Eles preferiram crer que não havia ressurreição. Chegaram e argumentaram com o Senhor, apresentando um problema aparentemente insolúvel. Ler Mt 22:29-32. Os saduceus certamente liam as Escrituras, mas o Senhor disse que não as conheciam. Eles falavam com tanto descuido que lhes era impossível apreciar a total exatidão das palavras de Deus. O nosso Senhor somente citou uma pequena passagem de Êxodo 3 para provar que existe ressurreição: Deus se diz o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Como essa pequena sentença prova a existência da ressurreição? O Senhor prosseguiu com a explicação: “Ele não é Deus de mortos, e, sim, de vivos”. Para os saduceus, Abraão estava morto, Isaque estava morto e Jacó estava morto; os três estavam mortos. Isso não faria do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó o Deus de mortos?...Mas como poderão não mais continuar mortos? Deverão ressuscitar. Abraão, Isaque e Jacó ressuscitarão porque Deus não é o Deus de mortos, mas de vivos. O Senhor Jesus respondeu à pergunta dos saduceus dessa forma; Ele foi muito preciso no que disse. Suas palavras denunciaram as inexatidões e a ignorância deles acerca da Bíblia.
Se formos negligentes no falar, não apreciaremos quanto a palavra de Deus é precisa. Alguém de caráter negligente não se preocupa com a precisão e é incapaz de ser preciso; não é capaz de manter e conter a palavra precisa de Deus. Ler Mt 5:18. Deus tem um propósito em cada i e til; Ele nunca é impreciso. Uma vez que Ele é tão preciso nas palavras os seus servos também devem ser. Irmãos e irmãs, Deus nunca é ambíguo no falar; nunca é descuidado. As Suas palavras sempre são instituídas com firmeza; cada uma é certa e inabalável...Quem fala com negligência não tem impacto entre os irmãos nem mesmo poderá manusear a palavra de Deus. Alguns são um sofrimento para os outros quando falam do púlpito. Basta ouvir uma mensagem deles para perceber quanto são negligentes. Alguém negligente só consegue falar palavras negligentes. Mesmo quando a palavra de Deus estiver diante dele, ele falará de modo negligente...Ninguém negligente consegue ler a Bíblia, e ninguém que fala com negligência consegue falar em nome do Senhor. Que Deus tenha misericórdia de nós!...Devemos orar ao Senhor: “Dá-me língua de aprendiz para que eu não seja impreciso, negligente ou falho nas palavras. Não quero perder coisas. Não quero perder o testemunho”. Se formos descuidados no falar, não poderemos ler e entender a Palavra de Deus. Ao estudar a Bíblia, temos de escavar os fatos. Entretanto, alguém negligente não consegue descobrir nenhum fato. Temos de aprender a falar com cuidado e cautela para apreciar a precisão de cada palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário