segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Reunião de Serviço da Igreja 4



(O Caráter do Obreiro do Senhor, Watchman Nee, trechos capítulo 2)
AMAR OS HOMENS
PRIMEIRO
Todo obreiro do Senhor deve ter não só amor pelos irmãos, mas também por todos os homens. Salomão uma vez disse: “O que escarnece do pobre insulta ao que o criou” (Pv 17:5). Deus é o Criador de todos os homens; portanto, todo homem é digno de nosso amor. Um servo ou obreiro do Senhor não está apto para servi-Lo se lhe faltar o amor fraternal ou se só tiver o amor fraternal e lhe faltar o amor por todos os homens. Para servir a Deus ele deve ter amor por todos os homens, uma verdadeira afeição pelos homens. Todos os que consideram os homens enfadonhos, problemáticos ou desprezíveis não estão qualificados para ser servos de Deus. Devemos ver que, aos olhos de Deus, o homem foi criado por Ele, e, embora tenha caído, tornou-se objeto de redenção do Senhor...Ter interesse pelo homem é um requisito básico na vida de todo obreiro. Isso não significa que ele deve escolher certos indivíduos e desenvolver interesse somente por eles...Um obreiro do Senhor é um total fracasso, se reserva, de modo egoísta seu amor para seus irmãos. O amor fraternal não é o primeiro item da lista. É algo que se soma ao amor por todos os homens...Seu coração deve ser alargado a ponto de você amar todos e interessar-se por todos os homens. Visto que uma pessoa é um ser humano, você deve interessar-se por ela. Essa é a única forma de servir a Deus.
SEGUNDO
O Senhor Jesus disse: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10:45). Em outras palavras Ele nunca pediu nada aos homens. Devemos interessar-nos pelos homens e considera-los objetos de nosso amor. Além disso, não devemos aproveitar-nos deles nem ser servidos por eles. Não devemos envergonhá-los nem ofendê-los. Não devemos sequer aceitar que nos sirvam. Irmãos e irmãs, anos de ensino condicionaram-nos a tratar todos os homens como nossos “semelhantes”, no entanto, não se trata de palavras, mas de sentimentos. Por exemplo, temos determinado sentimento por nossos irmãos. Sentimos que alguns são nossos irmãos e somos “igualmente irmãos” para eles. Mas posso perguntar se temos o sentimento para com todos os homens de que somos seus “semelhantes”? Temos sentimento de que eles são nossos próximos? Se não, não poderemos servir a Deus. Todos os servos do Senhor devem ter coração alargado. Seu coração deve ser tão grande a ponto de eles poderem incluir e abraçar todos os homens.
Irmãos e irmãs, não devemos aproveitar-nos dos outros de forma alguma. Um cristão deve perceber que é vergonhoso aproveitar-se dos irmãos. É errado aproveitar-nos dos irmãos, mas é igualmente errado aproveitar-se de qualquer pessoa. No que diz respeito a receber algo dos outros, a atitude básica do nosso Senhor é que Ele nunca, Se permitiu ser servido pelos homes. Ele não tinha a menor intenção de receber algo de alguém. Precisamos lembrar que nunca devemos aceitar, de modo egoísta, os serviços e a ministração dos outros às custas de seu sacrifício e perda...
Deus quer ver Seus servos com a capacidade aumentada e interessados em todos os homens. Essa é a única maneira de tornar-se uma pessoa generosa; essa é a única maneira de servir a Deus.
TERCEIRO
Marcos 10:45 diz que “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para ser servir e dar a Sua vida em resgate por muitos”...O Senhor Jesus veio à terra por causa do homem. De acordo com Marcos 10, Ele veio para servir os homens a ponto de dar a vida em resgate. O objetivo de Sua vida era servir os homens e, ao fazê-lo havia a necessidade de entregar a vida em resgate, e foi isso que Ele fez. Tornar-se um resgate foi o mais elevado e perfeito ato de Seu serviço aos homens. O Senhor não disse que o Filho veio somente para ser um resgate; disse que veio para “servir”. O objetivo era o serviço. Ele estava interessado no homem e o considerava precioso e digno de amor e serviço. Ele serviu os homens a tal ponto que supriu sua necessidade tornando-se seu Salvador. Essa é a razão por que deu a vida em resgate. Se pregarmos o evangelho do sacrifício do Senhor ao dar Sua vida em resgate sem ter o coração do Senhor voltado para o serviço, não estamos qualificados para ser chamados Seus obreiros. O homem deve ser amado.
...Pensamos que algumas pessoas são extremamente ignorantes enquanto outras são extremamente difíceis, mas esses problemas não devem impedir-nos de amá-las. Se houver amor, não haverá nenhum desdém pelo homem, e Deus irá levar-nos ao ponto em que assumiremos nossa posição como homens entre nossos semelhantes...A menos que nos humilhemos e cheguemos ao nível mais baixo, não poderemos servir a Deus. Devemos ser levados ao ponto mais baixo; nunca devemos sentir que somos melhores que os outros. Nenhum irmão ou irmã pode desprezar um homem de pouco conhecimento. Tal pessoa tem um lugar na criação de Deus; tem um lugar na redenção e no plano de Deus assim como você e eu. A única diferença entre nós e o homem não-salvo é que nós conhecemos o Senhor...Os pecados das pessoas nos fazem afastar-nos delas, mas ainda devemos ir a elas pelo amor que sentimos por elas. Com um coração tão dilatado, nós as conduziremos ao Senhor.
QUARTO
Ao lembrar que todo o servo de Deus tem as próprias características especiais e função para Deus, não devemos esquecer-nos de que, independentemente de quanto a função de alguém possa ser diferente, todos os verdadeiros servos de Deus são iguais nesse sentido: interessam-se muito pelas pessoas. Se um irmão tiver coração dilatado e interessar-se pelas pessoas, sua utilidade na mão de Deus aumentará consideravelmente. Irmãos e irmãs, temos de interessar-nos pelos homens...Se, em atitude ou conduta, desprezarmos alguém, seremos indignos de ser chamados servos de Deus. Se quisermos servir ao Senhor de modo adequado, não devemos desprezar nenhuma alma. Na verdade temos de aprender a ser servos de todos. Temos de aprender a prestar serviços aos outros em todas as coisas e a servi-los com coração disposto.
Muitas pessoas têm o hábito de desprezar os que, aparentemente, são inferiores a ela ao mesmo tempo em que elas bajulam os que, aparentemente, são melhores do que ela. É uma vergonha que haja tais coisas entre os obreiros de Deus. Não devemos desprezar os que, aparentemente, estão abaixo de nós de algum modo. Devemos considerar a posição de um homem segundo o valor de Deus. Se não lidarmos com essa questão, não poderemos servir a Deus. É maravilhoso e prazeroso quando percebemos o valor do homem. Se virmos como o Senhor morreu pelos homens, ecoará em nós o mesmo caráter que O levou a padecer tal morte pelos homens; sentiremos o que o Senhor sente e concluiremos que o homem merece todo o nosso amor e interesse. A menos que possamos fazer isso, não poderemos identificar-nos com o sentimento do Senhor e, com isso, não poderemos trabalhar para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário