segunda-feira, 4 de agosto de 2014

LIÇÕES DE VIDA (Witness Lee) - LIÇÃO 1 Sabendo que você é salvo



LIÇÕES DE VIDA (Witness Lee)
LIÇÃO UM
Sabendo que você é salvo
I. O SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO
A salvação refere-se a alguém ser salvo diante de Deus, o que inclui ser perdoado de seus pecados, sendo poupado da perdição, sendo regenerado, tendo a vida eterna de Deus, e se tornando um filho de Deus.
II. As provas da salvação
A. A Prova Exterior - A prova pela Bíblia
1) "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Esta palavra foi dita pelo próprio Senhor Jesus.
2) "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). Esta é a certeza da palavra do apóstolo Paulo.
As duas afirmações acima provam que quando uma pessoa crê e for batizada, invocando o nome do Senhor, ela é imediatamente salva. Esse fato deve ser reconhecido e imediatamente, sem dependência de sentimentos humanos.
3) "Quem ouve a Minha palavra e crê Naquele [o Pai celestial] que Me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" (João 5:24). O Senhor Jesus disse isso para nós com plena certeza.
4) "Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus " (1 João 5:12-13). Esta é uma palavra testemunhada pelo apóstolo João.
As duas porções da Escritura acima provam que quando uma pessoa acredita no Pai celeste e crê no nome do Filho de Deus (Jesus Cristo), ele tem a vida eterna (ou seja, a vida de Deus). Ele não vai entrar em juízo e perecer, mas passou da morte para a vida. Uma pessoa é salva desta forma para ter a vida de Deus com base no que a Bíblia diz e não de acordo com seus próprios sentimentos.
5) "Mas a todos quantos O receberam [Jesus Cristo], deu-lhes autoridade para se tornarem filhos de Deus: aos que crêem no Seu nome; os quais não foram gerados do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13). Esta é também uma palavra testemunhada pelo apóstolo João, indicando que o Senhor Jesus dá aos que O recebem pela fé, isto é, aos que crêem no Seu nome, o poder de se tornarem filhos de Deus. Esta autoridade é a vida de Deus, permitindo que aqueles que acreditam no Senhor Jesus nasçam de Deus, isto é, ser regenerado para se tornarem filhos de Deus. Isso também é comprovado pelas palavras da Bíblia e não determinado por sentimentos humanos.
As palavras da Bíblia são confiáveis ​​e nunca podem ser alteradas ou anuladas. Os sentimentos humanos vão flutuar de acordo com o humor e o ambiente e são de pouca confiança. Uma vez que a Bíblia diz claramente que uma pessoa é salva após crer no Senhor Jesus, esse fato é então estabelecido independentemente do sentimento humano. Nós devemos estar sobre as palavras de confiança da Bíblia e ignorar nossos sentimentos flutuantes, acreditando fortemente e sabendo com segurança que nós fomos salvos.
B. A Prova Interior - A Prova pelo Espírito Santo em nosso espírito
1) "O próprio Espírito [o Espírito Santo de Deus] testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8:16).
Quando cremos no Senhor Jesus, recebendo-o como nosso Salvador, Deus dá o Seu Espírito Santo para nós, colocando o Espírito em nosso espírito (Ez 36:27). Este Espírito Santo está em nós para estar conosco eternamente (João 14:17). Ele testemunha em nosso espírito que somos filhos de Deus, que somos nascidos de Deus. Cada um de nós que crê no Senhor gosta de dirigir a Deus como "Abba, Pai" (Rm 8:15). É muito natural para nós nos dirigir a Deus como "Abba, Pai". Enquanto nos dirigimos a Deus dessa forma, nos sentimos doces e confortáveis no interior. Isto é porque nós somos as crianças que nascem de Deus, com a vida de Deus, e o Espírito do Filho de Deus entrou em nós. Esta é a prova interior da nossa salvação.

C. A Prova de Amor - A Prova pela experiência de vida

1) "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama O que o gerou, ama também quem é nascido dele" (1 João 5:1).
Uma vez que cremos que Jesus é o Cristo, somos nascidos de Deus. Deus é amor (1 João 4:16), e a vida de Deus também é a vida de amor. Portanto, todo aquele que é nascido de Deus ama a Deus e ama aquele que é nascido de Deus, aquele que é um irmão no Senhor.
2) "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos" (1 João 3:14).
Esta palavra afirma que, como crentes, o nosso amor para com os irmãos no Senhor é uma prova de que temos a vida eterna de Deus. Amar os irmãos no Senhor é uma experiência na vida eterna de Deus depois que cremos no Senhor para sermos salvos. Há uma alegria inexplicável e uma sensação de amor, quando uma pessoa salva vê um irmão no Senhor. Esse tipo de amor para com um irmão no Senhor é também uma prova para nós sabermos que fomos salvos. Isso pode ser chamado de prova de amor, a prova da nossa experiência na vida de Deus.
Portanto, se é pela palavra definitiva da Bíblia, pelo testemunho do Espírito Santo em nosso espírito, ou pela nossa experiência de amor na vida, podemos saber com certeza que somos salvos. Além disso, a salvação que recebemos é uma salvação eterna (Hb 5:9). Uma vez que nós recebemos essa salvação, não vamos de maneira nenhuma perecer para sempre, e ninguém pode nos arrebatar para fora do Senhor e das mãos do Pai celestial (João 10:28-29).

III. A ALEGRIA DA SALVAÇÃO

1) "A alegria da Tua salvação ..." (Sl 51:12); "alegres cantos de livramento" (Sl 32:7).
A salvação é uma questão de alegria, e a salvação de Deus nos traz alegria. Portanto, quando somos salvos, e, especialmente, quando sabemos que fomos salvos, a alegria vai inundar-nos e vamos transbordar com cânticos de salvação, cantando a alegria da salvação. Este tipo de cântico jubiloso despertará espontaneamente a nossa gratidão e adoração para o próprio Deus que nos ama e o próprio Senhor que nos salva.
2) "Eis que Deus é a minha salvação ... e o meu cântico... Vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação" (Isaías 12:2-3).
Quando somos salvos e obtivemos a salvação de Deus, não só vamos cantar de alegria, mas também vamos tirar água das fontes de Sua salvação, recebendo delas um suprimento contínuo e interminável. Isto se torna incentivo e força para nós, cristãos, para que possamos deixar os pecados e paixões e vencer o diabo e o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário