segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lições em Servir (Witness Lee) - LIÇÃO 5 A PRÁTICA DA REUNIÃO DA MESA DO SENHOR



O foco desta mensagem é expresso na seguinte afirmação: a lembrança adequada do Senhor depende de nossa prática adequada.
LIÇÃO CINCO
A PRÁTICA DA
REUNIÃO DA MESA DO SENHOR
(2)
Leitura Bíblica: Matt. 26:30; Heb. 2:12; Ef. 2:18; João 4:23-24
Foco: A adoração do Pai deve ser com o Filho e no Espírito (João 4:23-24).
Nesta lição queremos ver algo mais sobre a prática da reunião da mesa do Senhor. Mateus 26:30 diz que após partir o pão e beber o cálice, o Senhor e os discípulos cantaram um hino. Em seguida, eles saíram para o Monte das Oliveiras. Hebreus 2:12 é um forte versículo nos dizendo que após a ressurreição de Cristo, Ele declarou o nome do Pai para os discípulos e elogiou o Pai no meio da igreja. Então Efésios 2:18 diz que por meio de Cristo (que morreu na cruz e criou o novo homem de dois povos) e no Espírito nós vamos ao Pai. Esta é uma breve definição do dispensar do Deus Triúno. João 4:23-24 diz que o Pai procura hoje quem vai adorá-Lo em seu espírito humano e em veracidade. Nós adoramos o Pai em nosso espírito habitado pelo Espírito Santo, e em Cristo, o Filho como a nossa realidade, que se torna a nossa autenticidade e sinceridade para a verdadeira adoração a Deus. Nós precisamos impressionar os santos com as verdades reveladas nessas partes das Escrituras.
Na lição anterior, nós compartilhamos sobre a prática de se lembrar do Senhor à Sua mesa. Agora, queremos falar sobre adorar o Pai.

II. ADORAR O PAI

A. Depois de comer o pão e beber o cálice

Mateus 26:26-30 mostra que devemos adorar o Pai depois de comer o pão e beber o cálice. Os versos 26-29 nos mostram que o pão estava quebrado e comido e que o cálice foi bebido. Em seguida, no versículo 30, há o canto de um hino ao Pai, mostrando que a adoração ao Pai deve ser depois de comer o pão e beber o cálice.

B. Louvando

Nós adoramos o Pai louvando-O. Isso também é baseado em Mateus 26:30. Este é um versículo único nos dizendo que um hino foi cantado. Isso significa louvar. De acordo com o texto grego, podemos dizer que eles "o cantaram”. Para adorar o Pai à mesa do Senhor, temos que cantar hinos de louvor a Ele.

1. Cristo, o Primogênito de Deus, 
toma a dianteira entre seus irmãos

Cristo, o Primogênito de Deus, assume a liderança entre os seus irmãos em cantar hinos de louvor ao Pai. Hebreus 02:12 diz: " Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação." O significado literal de acordo com o grego é "Eu vou cantar hinos à Você". Mateus 26:30 e Hebreus 2:12 nos mostram a adoração ao Pai à mesa do Senhor. Em que tipo de reunião pode Cristo cantar hinos de louvor ao Pai no meio de seus irmãos? Mateus 26:30 nos dá a resposta. Mateus 26:30 é um versículo precioso nos mostrando que foi após o partir do pão e beber o cálice que Cristo assumiu a liderança a cantar hinos de louvor ao Pai, entre os discípulos.

2. Nós, os muitos filhos de Deus, 
seguindo a Cristo, louvando o Pai

Nós, os muitos filhos de Deus, seguindo a Cristo, louvando o Pai. Em Mateus 26:30 não era apenas Cristo, mas também os seus discípulos cantando um hino de louvor com ele. Então, Ele assumiu a liderança e os discípulos seguiram. Hoje em dia, devem ser o mesmo. Cristo, o Primogênito, assume a liderança, e nós, os muitos filhos, o seguimos em louvar o Pai.

C. Dirigindo louvor ao Pai

Nosso louvor dirigido ao Pai é através do Filho e no Espírito. Em nossa lembrança do Senhor, abordamos todos os louvores ao Senhor. Então, quando nos voltamos para adorar o Pai, temos de enviar todos os nossos louvores a Ele. Efésios 2:18 diz: " Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito". Através do Filho, como Aquele que morreu na cruz para abolir todas as ordenanças e para criar o novo homem de dois povos (v. 15), e no Espírito, temos acesso ao Pai.
Efésios 1 revela o Pai nos escolhendo e predestinando, o Filho, nos redimindo e o Espírito nos selando. Então 2:18 diz que através do Filho e no Espírito, que nos aproximamos do Pai. No capítulo três Paulo disse que ele se curvou de joelhos ao Pai para que Ele possa nos fortalecer através do Seu Espírito que Cristo possa fazer morada em nossos corações (vv. 14-17). No capítulo quatro, existem três grupos: um só corpo, um só Espírito, e uma esperança; um só Senhor, uma só fé, um só batismo e; e um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos nós (vv. 4-6). Estas partes de Efésios nos mostrar a economia divina da Trindade Divina.
Em nosso compartilhar é útil ligar Efésios 2:18 com Lucas 15. Lucas 15 revela que o Filho veio como o pastor a buscar a ovelha perdida (vv. 1-7), que o Espírito como a mulher ilumina a casa e finalmente encontra a moeda perdida (vv. 8-10), e que o Pai recebe o filho que voltou (vv. 11-32). Isso mostra a economia divina da Trindade Divina com o Filho redentor, o Espírito santificador, e o Pai recebendo. Através do Filho e no Espírito, temos acesso ao Pai. O Senhor disse a três parábolas em Lucas 15 para desvendar o amor salvador do Deus Triúno para com os pecadores. A ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido é uma pessoa perdida em três aspectos. Lucas 15 mostra que não podemos ser procurado e encontrado e trazido diretamente para o pai. Nós podemos ir ao Pai por meio de Cristo e no Espírito.

D. Pedindo Hinos

Agora precisamos considerar nossa vocação de hinos na seção de adorar o Pai à mesa do Senhor. Precisamos chamar hinos de acordo com o ser do Pai. O nome do Pai não foi revelado até que o Senhor Jesus veio. Ele veio para revelar o nome do Pai (João 17:6, 26), na pessoa do Pai. Assim, temos que pedir hinos de acordo com a pessoa do Pai, o ser do Pai.
Nós também temos que pedir hinos de acordo com os atributos do Pai, como Seu amor, Sua bondade e Sua glória. No índice de conteúdos do nosso hinário sob a seção intitulada "A adoração do Pai," nós temos uma série de hinos classificados de acordo com os atributos do pai. Esses atributos incluem Sua fidelidade, Sua grandeza, Sua sabedoria, Sua misericórdia e Seu amor.
Nós louvamos o Filho, segundo a Sua pessoa e obra, mas não há nenhum trabalho que diz respeito ao Pai. Devemos louvar ao Pai de acordo com o seu ser e atributos. Temos de diferenciar e discernir os hinos de acordo com estas duas categorias: o ser do Pai, que é o Pai, e os atributos do pai.

E. Ao apresentar Cristo a Deus Pai

1. Como a oferta da Paz

Em nossa adoração do Pai, é preciso apresentar Cristo a Ele como a oferta de paz (Lv 3). Esta seção é muito crucial. Para compartilhar isso com os santos, precisamos ser claros sobre o tipo de oferta de paz no livro de Levítico.

2. Desfrutando-o diante de Deus Pai

Na reunião da mesa do Senhor, desfrutamos de Cristo diante de Deus Pai (Lev. 7:14-21, 28-34).

a. Como a vida de Alimentação

Em primeiro lugar, podemos desfrutar de Cristo como nosso suprimento de vida (vv. 14-16). Ao oferecer a oferta de paz, um pouco de pão e carne da oferta foi distribuído aos sacerdotes para a sua alimentação. Isso significa o suprimento de vida.

b. Como Amor em Ressurreição

O peito da oferta foi distribuído aos sacerdotes como oferta de movimento. A mama significa o amor e a oferta sendo movida significa ressurreição, por isso este tipifica Cristo como o amor na ressurreição para ser nossa fonte de vida (vv. 29-31).

c. Como potência em ascensão

A coxa direita foi distribuída para o sacerdote como uma oferta alçada. A coxa direita é a força para o movimento, o que significa Cristo como o poder em ascensão (vv. 32-34). Na reunião da mesa do Senhor, desfrutamos de Cristo diante de Deus o Pai, como o poder em ascensão.
Assim, vemos três tipos de alimentação com a oferta de paz: um é o pão e a carne da oferta, o outro é o de mama, e a terceira é a coxa. Uma significa o suprimento de vida; o outro, o amor na ressurreição; e o outro, o poder em ascensão. Quando Cristo ascendeu ao terceiro céu, Ele derramou o Espírito de poder. O Espírito de vida foi dado no dia da ressurreição, mas o Espírito de poder foi derramado após Sua ascensão. O amor é uma questão de vida, por isso é na ressurreição, e poder está em ascensão.

d. Em Limpeza

A oferta de paz em Levítico tinha de ser apresentada a Deus em limpeza (vv. 17-21). Isso significa que nós apreciamos o suprimento de vida, o amor em ressurreição e poder em ascensão na limpeza. Temos de ser limpo. Se alguém comeu a oferta de paz, quando estava imundo, ele seria cortado do povo. Isto significa que, se não estão em limpeza na mesa do Senhor para apresentar Cristo a Deus Pai, que será cortado. Ser cortado significa perder a comunhão do povo de Deus.
Precisamos gastar algum tempo com este ponto relativo apresentar Cristo a Deus Pai, como a oferta de paz. A oferta de paz é um tipo maravilhoso de Cristo sendo oferecido a Deus. Precisamos ver que esta oferta de paz teve um gozo de três aspectos. Primeiro, a oferta de paz era comida de Deus, por isso foi para o prazer de Deus. Em segundo lugar, a oferta de paz também foi para o gozo da oferta sacerdote, aquele que apresentou a oferta. Em terceiro lugar, a congregação desfrutou de sua porção da oferta de paz sob a condição de limpeza. Isso tudo é cumprido na reunião da mesa do Senhor.
Na reunião da mesa do Senhor, após partir o pão e beber do cálice, por um lado, Cristo assume a liderança a cantar hinos de louvor a Deus Pai, e nós o seguimos fazendo isso. Por outro lado, ao mesmo tempo, o oferecemos como a oferta de paz a Deus Pai, para a satisfação de Deus e o desfrutamos como nosso suprimento de vida, como o amor na ressurreição, e como o poder em ascensão. Além disso, desfrutamo-lo com os outros em limpeza. Este é o cumprimento da apresentação da oferta de paz na realidade do Novo Testamento.
Na verdade, a seção de adorar o Pai na mesa do Senhor é uma seção para louvar o Pai e desfrutar de Seu Filho com ele. Grande parte do tempo a nossa adoração ao Pai, na reunião da mesa do Senhor é inadequada. Precisamos praticar apresentar Cristo como a oferta de paz para desfrutá-Lo como nosso suprimento de vida, como o nosso amor na ressurreição, e como o nosso poder em ascensão com os outros estando limpos.
O foco desta lição pode ser expressa na seguinte afirmação: a adoração do Pai deve ser com o Filho e no Espírito (João 4:23-24). Nós adorarmos o Pai com o Filho como a realidade e no Espírito que habita em nosso espírito. João 4:23-24 pode ser cumprida em nossa adoração ao Pai, na reunião da mesa do Senhor.
Precisamos considerar o contexto de João 4:23-24, para que possamos entender estes versículos corretamente. No versículo 20, a mulher samaritana falou com o Senhor, dizendo: "Nossos pais adoraram neste monte, mas vocês dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar." Isto remete para Deuteronômio 12, onde Deus ordenou que seu povo devia adorá-Lo no lugar único escolhido por Deus e com o rico produto da boa terra, de modo que eles não estariam de mãos vazias quando apareceram diante de Deus. Todos os israelitas tinham que vir para o único lugar com o produto rico, as ofertas de ricos, da boa terra.
O Senhor Jesus indicou à mulher samaritana que esse culto foi para a idade do Velho Testamento. Então, Ele disse: "Uma hora vem, e agora é ..." (v. 23). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo: "Agora chegou a hora." Isto significa que a idade tinha mudado. Agora, nesta nova era Deus, o Pai está procurando um tipo de adoração que é em espírito e em verdade.
Aqui o espírito é o nosso espírito humano, e hoje o nosso espírito humano é o único lugar onde a morada de Deus é. Este é baseado em Efésios 2:22, que diz que a morada de Deus hoje está em nosso espírito. Uma vez que nosso espírito é o lugar onde a habitação de Deus é, o nosso espírito é Jerusalém de hoje. Todos nós precisamos adorar a Deus aqui. Este é o lugar único. Se todos os cristãos adoram a Deus em seu espírito, não haveria divisões. Nosso espírito é o local de união, o único centro de adoração de Deus, caracterizado por Jerusalém.
Nós também precisamos adorar a Deus em verdade. Veracidade denota a realidade divina se tornando autenticidade do homem e sinceridade (que são o oposto da hipocrisia do adorador Samaritano imoral) para a verdadeira adoração a Deus. A realidade divina é Cristo como a realidade de todas as ofertas do Antigo Testamento. Cristo é a realidade do rico produto da boa terra para a nossa oferta.
Para entender corretamente João 4:23-24 temos que olhar para o tipo de Deuteronômio. Em Deuteronômio, vemos o lugar único com todas as ofertas. Ora, o Senhor diz que o único lugar é o nosso espírito, e os produtos que oferecemos, hoje, não é o produto de Canaã, mas todas as riquezas de Cristo. Assim, o único lugar é o nosso espírito e a realidade é o próprio Cristo, com todas as suas riquezas. Quando participamos de Cristo como nossa realidade, Ele se torna a realidade dentro de nós. Esta realidade dentro de nós, em seguida, se torna a nossa autenticidade e sinceridade em que adoramos a Deus, o Pai com a adoração que Ele procura. Quando seguimos o Senhor, para adorar o Pai em reunião da mesa do Senhor, nós adoramos o Pai, com Cristo como as ofertas ricos do espírito, isto é, em nosso espírito mesclado com o Espírito Santo. Esta é a verdadeira adoração a Deus, o Pai de acordo com a Sua economia.

 REUNIÃO DA MESA DO SENHOR EM SUBSTITUIÇÃO 
DA FESTA DA PÁSCOA

A reunião da mesa do Senhor é um substituto da Festa da Páscoa. Na verdade, quando o Senhor estabelecer Sua mesa, ele e seus discípulos estavam participando da festa da Páscoa. De acordo com o costume da Páscoa judaica, certamente se partia o pão e o vinho. Assim, a reunião da mesa criada pelo Senhor foi uma transição. O Senhor e os discípulos primeiro comeram a páscoa (Mateus 26:20-25, Lucas 22:14-18). Então, o Senhor estabeleceu Sua mesa com o pão e o cálice (Mateus 26:26-28, Lucas 22:19-20;. 1 Cor 11:23-26) para substituir a festa da Páscoa, porque Ele estava indo para cumprir o tipo e ser a verdadeira Páscoa para nós (1 Coríntios. 5:7). Lucas 22 nos mostra que havia dois tipos de comer e beber. Um deles era uma parte da Páscoa (vv. 15-18). A outra era uma parte da mesa do Senhor (vv. 19-20). Hoje estamos à mesa do Senhor, sem qualquer tipo de elemento transitório.

Louvando ao Senhor com os Hinos

Na mesa do Senhor não devemos orar pedindo ao Senhor para fazer as coisas para nós, mas nós certamente precisamos louvar. Para louvar requer muito exercício do espírito. Precisamos aprender a louvar o Senhor depois de cantar um hino. Podemos apenas gritar, declarar, e citar as coisas desde o hinário de uma forma mecânica. Mas, se os santos são mais ricos e mais fortes, eles não vão precisar citar apenas o hinário. Eles irão louvar o Senhor com o pensamento do hino, recompondo alguns dos termos e frases. Precisamos aprender a digerir um hino em nosso louvor. Este tipo de digestão de um hino é mais vivo e informal.
Em reunião da mesa do Senhor, é preciso haver mais bendições. Em vez de bendizer, os santos podem apenas ler a partir do hinário. Eles devem aprender a ir além da mera leitura de um hino a digerir um hino. Em vez de simplesmente ler: "Ah, que alegria! Oh, o que é um descanso!" (Hinos, n º 499), podemos dizer: "Ó Senhor, em Sua vida, aproveitar o resto. Que resto, divirta-se!" Podemos digerir os termos de um hino e fazê-los viver um louvor ao Senhor.

A Mesa do Senhor nos tempos antigos

Nos tempos antigos, os crentes tinham o costume de se reunir para a ceia, a principal refeição do dia, trazendo os mais ricos e melhores alimentos para a apreciação mútua e dos pobres (1 Coríntios. 11:21-22) . Isto foi chamado a festa do amor (2 Pe 2:13;. Judas 12), e que veio no substituir aa festa da Páscoa (Lc 22:13-20). No final da sua festa de amor eles comeram a ceia do Senhor com o pão e o cálice para lembrar ao Senhor (1 Coríntios. 11:23-25). Esta é a melhor maneira de ter a mesa do Senhor.

O ponto crucial em nosso serviço

Precisamos ser profundamente impressionado que o ponto crucial em nosso serviço ao Senhor é a vida. A vida é o Espírito, e o Espírito é a realidade do Cristo vivo. Se ajudarmos os santos a entrar na pista da vida, todos os detalhes de nossa prática será regulamentada espontaneamente pela vida. Precisamos de alguma regulação e regulamentação ajuda. Mas precisamos ter cuidado. Nós não somos para uma determinada situação de regulação. Uma situação que é totalmente regulada pode se tornar como Forest Lawn Cemetery, uma situação de morte. O irmão Nee tomou a liderança de praticar a verdade com a vida. Devemos deixar claro para os santos que não somos para os regulamentos, mas para a vida. Se os santos crescerem na vida de forma adequada, espontaneamente eles serão regulados.

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