segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lições em Servir (Witness Lee) - LIÇÃO 4 A PRÁTICA DA REUNIÃO DA MESA DO SENHOR



LIÇÃO QUATRO
A PRÁTICA DA
REUNIÃO DA MESA DO SENHOR
(1)
Leitura Bíblica: 1 Coríntios. 11:23-25
Foco: A lembrança adequada do Senhor depende de nossa prática adequada.
Nesta lição queremos começar a comunhão sobre a prática da reunião da mesa do Senhor. Não quero explicar o que significa lembrar o Senhor, mas dizer algo sobre a prática de se lembrar do Senhor.

I. LEMBRANDO DO SENHOR

A. Louvando em vez de orando

Para lembrar o Senhor (1 Coríntios. 11:24-25), temos de louvá-Lo, não orar a Deus. Lembrar-se do Senhor à Sua mesa é louvando em vez de orando.

1. Não Peça ao Senhor que fazer coisas para nós

Nós não viemos para a reunião da mesa do Senhor para pedir ao Senhor para fazer as coisas para nós.

2. Mas para abençoar o Senhor bendizendo-O 
a respeito de Sua Pessoa e Obra

Na reunião da mesa do Senhor, devemos bendizer ao Senhor com louvando-O a respeito de Sua pessoa e obra. Bendizendo-O quer dizer elogiando, falando das coisas boas. Aqui precisamos usar Apocalipse 5:13 como uma referência: " E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre."
Temos que impressionar os santos que é completamente inapropriado orar ao Senhor à mesa do Senhor, quando estamos nos lembrando Dele. Em vez disso, temos que louvá-Lo, para abençoá-Lo,  para falar bem a respeito dele a respeito de sua pessoa. Seria útil relacionar alguns dos principais pontos relativos a sua pessoa, como a Sua divindade, Sua humanidade, e os Seus estatutos como o Filho de Deus, o Filho do Homem, o Salvador, o Redentor, o Santificador, o Espírito que dá vida, o Senhor, etc. Temos que tentar o nosso melhor para apontar os diferentes itens de pessoa do Senhor a fim de que os santos possam ser ajudados em seu louvor. Então, nós também temos que apontar os vários aspectos da obra do Senhor, como a Sua obra redentora, Sua obra de salvação, a Sua obra santificadora, Sua obra transformadora, etc. Temos que abençoar o Senhor, de tal forma, para louvá-Lo e falar bem sobre Ele.

B. Dirigindo Louvor 
ao Senhor Jesus Cristo, 
o Filho de Deus

Na seção de lembrar-se do Senhor, todos os nossos louvores devem ser endereçadas diretamente ao Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.

1. Percebendo a Economia da Trindade Divina

Para enviar nossos louvores diretamente para o Senhor Jesus, o Filho de Deus, temos de perceber a economia da Trindade Divina. Mateus 28:19 b diz que somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2 Coríntios 13:14 refere-se ao amor de Deus, a graça de Cristo, e a comunhão do Espírito Santo. Estes versos revelam a economia da Trindade Divina para dispensar-Se a Seu povo escolhido e redimido.

2. Aprender a Diferenciar 
Nome do Senhor de Nome do Pai

Precisamos aprender a diferenciar o nome do Senhor do nome do Pai. No nosso tempo pessoal seria bom ler, Hinos, n º 65 a # 80, sobre os nomes do Senhor. A fim de enviar nosso louvor ao Senhor diretamente, precisamos saber seus nomes.

C. Pedindo Hinos

1. Aprender a Conhecer os Hinos

Para chamar os hinos apropriados na reunião da mesa, precisamos aprender a conhecer os hinos primeiramente em suas categorias. A tabela de conteúdo no nosso hinário pode nos ajudar com isso, uma vez que categoriza todos os hinos. Então, precisamos ler e até mesmo estudar o conteúdo dos hinos. Também precisamos descobrir o pensamento central, o foco, de cada hino. Finalmente, é preciso conhecer os hinos em sua sensação e gosto. Cada hino tem a sua própria sensação, por isso tem o seu próprio gosto. Quando você conhece os hinos nestes quatro aspectos - em suas categorias, conteúdo, foco e sensação e gosto, você conhece os hinos completamente.

2. Aprender a aplicar os Hinos 
no momento adequado

Nós também precisamos aprender a aplicar os hinos no momento apropriado. Alguns hinos são bons para determinados momentos da reunião, por isso temos de saber os hinos em primeiro lugar e, em seguida, aplicá-las no momento adequado.
Alguns hinos são muito bons para começar uma seção da reunião. Depois de uma seção da reunião foi iniciado, podemos precisar de outro hino para fortalecer e enriquecer a seção iniciada. Para fortalecer e enriquecer o que foi iniciado não é tão fácil. O trabalho em equipe está envolvido aqui. Uma pessoa começa, e todos os outros têm de continuar a fortalecer e enriquecer o que foi iniciado. Também um hino pode ser necessário para prolongar e elevar a mesma seção. Aqui existe a necessidade de competência. Algo foi iniciado e fortalecido e enriquecido, mas dentro de um curto período de tempo ele pode desaparecer. É por isso que nós temos que prolongá-la e melhorá-la.
Além disso, para aplicar os hinos no momento adequado, precisamos seguir a atmosfera da reunião. Se a atmosfera da reunião é solene, um hino de alegria não se encaixa na atmosfera. Dessa forma, pedir um hino apropriado em um momento adequado depende de quanto podemos sentir a atmosfera da reunião.

D. Distribuição do Pão e do Cálice

1. Nem muito cedo, nem tarde demais

A distribuição adequada do pão e do cálice também requer a nossa aprendizagem. Devemos distribuir o pão e o cálice nem muito cedo nem muito tarde. Isso é um pouco como servir uma refeição. Alguém não serviria o prato principal no início da refeição nem após a sobremesa ser finalizada. Isto é demasiado cedo ou demasiado tarde.

 

2. Quando a lembrança do Senhor 
atinge a maré alta

Precisamos distribuir o pão e o cálice, quando a lembrança do Senhor chega à maré alta. Isto significa que a atmosfera da nossa lembrança do Senhor alcançou o ponto mais alto.

3. Melhor com alguns agradecimentos dados ao Senhor

Além disso, é melhor distribuir o pão e o cálice com algumas ações de graças dadas ao Senhor. Nós recebemos o pão e o vinho em sua maioria de forma silenciosa. É melhor receber o pão que vem do Senhor e dar-Lhe alguns agradecimentos. Lucas 22:19a diz que o Senhor tomou o pão e deu graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário